Você está: Inicial   /   Trajetórias de Sucesso

TRAJETÓRIAS DE SUCESSO

Nascida em Goiânia, Celina Leão dividiu sua infância entre as bonecas e as reuniões e campanhas políticas.
Formada em Administração de Empresas, onde já exercia sua liderança participando do DCE de sua faculdade.
Mudou-se para Uberaba e iniciou um trabalho voluntário de equoterapia, onde ajudou a criar a AME (Associação Mineira de Equoterapia), que
presta atendimento de reabilitação de alunos carentes.

Mudou-se para Brasília em 2000, onde iniciou sua vida pública no Procon-DF. Teve a oportunidade de militar nas questões dos
direitos dos consumidores. Montou a ONG JOIA (Juventude Organizada para Integração e Ação), onde iniciou uma luta de priorização
de políticas públicas para juventude, como o fortalecimento do protagonismo juvenil. Militou e participou das comissões para
criação da Secretaria Nacional de Juventude.

Em 2006 foi a primeira secretária da Juventude do DF, implantando projetos como: Casa da Menina Moça, Amigo do Turista, Juventude em Ação.
Foi eleita deputada distrital nas eleições de 2010 com a bandeira dos direitos humanos e da juventude.

A política, segundo Celina, deve ser vivida como uma missão de mudanças sociais, com respeito e dignidade, onde a ética cristã deve pautar cada ação de quem está a serviço do povo. Entende que só com a universalidade do conhecimento e da educação de qualidade é que o Brasil vai dar o grande passo em direção ao reconhecimento de ser uma grande nação.



Programas de sua gestão quando Secretária da Juventude do GDF


CASA DA MENINA MOÇA

A Casa da Menina Moça é um projeto idealizado por Celina Leão quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Juventude do Distrito Federal (SEJUV), em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Trata-se de uma casa específica para atender adolescentes de 10 a 19 anos com orientação e informação sobre saúde sexual.
O projeto foi composto por cinco médicos ginecologistas, dois psicólogos, um pedagogo, três auxiliares de enfermagem e dois enfermeiros. As adolescentes eram atendidas por uma equipe multidisciplinar em um espaço criado especialmente para elas, e também tinham a oportunidade de tirar suas dúvidas, receber informações sobre planejamento familiar e fazer as prevenções necessárias para o controle da gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.
A "Casa da Menina Moça" funcionava em Ceilândia, localidade com alto índice de casos de gravidez na adolescência. A intenção do projeto era implantar uma "Casa da Menina Moça" em cada região administrativa do DF.


AMIGO DO TURISTA

O Amigo do Turista é um projeto de capacitação criado por Celina Leão quando esteve à frente da Secretaria de Estado de Juventude. Ofereceu aos jovens do Distrito Federal uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo para atuarem como condutores de visitação dentro de museus e espaços culturais no DF.
Os alunos que participaram deste projeto tinham de 16 a 24 anos de idade, estavam devidamente matriculados na rede pública de ensino do DF, comprovando freqüência mínima nas aulas, segundo os critérios estabelecidos pela legislação educacional e não tinham reprovação ou notas baixas em qualquer disciplina.
Os participantes do projeto foram capacitados por uma equipe multidisciplinar, que ofereceu aulas e testes com obrigatoriedade de aprovação mínima. As aulas foram ministradas em horário contrário ao período escolar.
O projeto ofereceu o curso de condutor de visitação, visando o desenvolvimento pessoal, social e profissional na área do turismo cívico/cultural. Os jovens "Amigos do Turista" eram uniformizados e aptos para acompanhar o turista nos principais pontos turísticos da Capital Federal.


JUVENTUDE EM AÇÃO

O projeto "Juventude em Ação" é um programa itinerante que faz o papel interlocutório entre o jovem e a comunidade, levando cidadania por meio de serviços voltados à saúde, cultura, trabalho, desporto, voluntariado e lazer.
Os jovens participam de forma efetiva dos eventos promovidos pelo projeto, como se fosse uma ação global. O papel do "Juventude em Ação" é levar os jovens que não tem acesso a determinados tipos de serviços como: Serviços de cabeleireiro, Cursos para uma alimentação balanceada, Tratamento odontológico, Aferir a pressão arterial, Acompanhamento com cardiologista e no auxilio da confecção de documentos, como RG, Carteira de Trabalho, dentre outros.

CLN 402 Bloco A Sala 05 Asa Norte
Brasília-DF CEP: 70834-510
Como chegar ao SINDA-DF

Contatos:
(61) 3326-1738 - (61) 3326-2988 (Fax)
sinda@sinda.org.br