Você está: Inicial   /   Notícias

Notícias

27 de Abril de 2018

MPT LANÇA CARTILHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO SINDICAL

Maio Lilás, um mês para lembrarmos a importância da liberdade de associação e atuação sindical.

Campanha ‘Maio Lilás’ reforça importância da liberdade sindical

O Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical – CONALIS, criou o “Maio Lilás”, campanha que tem o objetivo de incentivar a realização de atividades que promovam o princípio da liberdade sindical. O mês foi escolhido porque é quando também se comemora, mundialmente, o Dia do Trabalho. A iniciativa pretende estimular a participação da sociedade, sobretudo dos trabalhadores, em ações de defesa dos seus direitos.

 

Maio Lilás, um mês para lembrarmos a importância da liberdade de associação e atuação sindical.  O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou no último mês uma cartilha, na verdade é um Gibi, que mostra de forma ilustrada a importância do movimento sindical desde seu início até os dias de hoje.

O objetivo é conscientizar a sociedade da importância da união e participação pacífica dos trabalhadores e trabalhadoras em atos coletivos para defesa de seus direitos, como forma de exercício da liberdade de união e expressão constitucionalmente, garantido, nos incisos IV, IX, XVII, XVIII do art.5°, e da liberdade sindical, no art.8° da caput, todos da Constituição da República de 1988.

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

 

[clique aqui] e acesse a cartilha!

Compartilhe nas
Redes Sociais:

CLN 402 Bloco A Sala 05 Asa Norte
Brasília-DF CEP: 70834-510
Como chegar ao SINDA-DF

Contatos:
(61) 3326-1738 - (61) 3326-2988 (Fax)
sinda@sinda.org.br